O que é otimização de mecanismos de busca (SEO)? Centenas de estratégias diferentes se enquadram na definição do termo, que é qualquer ação tomada para obter uma classificação de qualidade mais alta dos mecanismos de pesquisa, a fim de aumentar sua classificação nas páginas de resultados.
Tudo se resume ao fato de que quanto mais alto você estiver nos resultados, mais tráfego poderá ser direcionado para seu site . Quase 30% dos usuários simplesmente clicam no primeiro resultado que veem em uma página do Google. Essa porcentagem cai à medida que você desce a página para os resultados subsequentes, a ponto de menos de 1% passar para a segunda página e clicar em qualquer coisa.
Portanto, é imperativo que os empresários entendam o papel desse lado dos negócios on-line. Termos de SEO como bots, metainformações e palavras-chave podem não ser familiares agora, mas você precisa se familiarizar com eles para prosperar em nosso mundo moderno.
A ascensão dos motores de busca
Os motores de busca tornaram-se um elemento essencial da vida dos consumidores em todo o mundo. Quando queremos respostas rápidas para perguntas grandes e pequenas, não abrimos uma lista telefônica nem consultamos um oráculo. Vamos para o Google , Bing e outros mecanismos de pesquisa. Em poucos segundos, receberemos um tesouro de informações.
Qual a importância dos motores de busca? Primeiro, vamos olhar para isso de uma perspectiva linguística. Em muitas nações do mundo, a palavra “Google” tornou-se um verbo para pesquisar informações online. Você pode perguntar a um amigo onde está localizada uma determinada pizzaria e eles simplesmente responderão: "Google".
O Google é tão dominante que eles fazem parte dos padrões de linguagem usados tanto por especialistas digitais quanto por indivíduos analfabetos em computação. E para o Google fazer parte da cultura global abre portas para bilhões de usuários em potencial.
Do ponto de vista dos dados, o domínio do Google é inquestionável . A cada segundo do dia, ocorrem cerca de 99.000 buscas no site. Ao todo, 8 bilhões acontecem todos os dias. Isso é aproximadamente uma pesquisa no Google por dia para cada ser humano na Terra.
Entendendo o básico de SEO
Embora o SEO envolva um conjunto complexo de estratégias diferentes, você pode começar apenas com o básico e começar a ver resultados rapidamente. E você também não precisa espalhar seus esforços para vários mecanismos de pesquisa... em vez disso, concentre-se no Google. É muito maior do que a concorrência que você chegará mais longe com esforços mais direcionados.
Tudo começa quando os bots do Google rastreiam as páginas do seu site. Os bots, também chamados de spiders ou web crawlers, são programas de computador automatizados que verificam continuamente a Internet. Ao identificar novo conteúdo em páginas detectadas anteriormente, localizar novas páginas e seguir links, eles coletam as informações que serão usadas posteriormente para fornecer resultados de pesquisa aos usuários.
Em seguida é a fase de indexação, pois todo esse rastreamento leva a montanhas de dados. É uma tarefa hercúlea analisar páginas, colocá-las em categorias e, em seguida, armazenar as informações de uma forma que seja acionável.
Imagine como é difícil para um bibliotecário gerenciar todos os livros de uma grande biblioteca. Agora pense em como essa tarefa seria elevada a um nível sem precedentes se eles tivessem milhões de novos livros chegando todas as semanas.
No entanto, o sistema do Google é de alguma forma capaz de lidar com tudo isso.
Finalmente, é hora de classificar os resultados a serem entregues para as consultas dos usuários. Por exemplo, se um comprador pesquisar as palavras “diamantes cultivados em laboratório”, verá mais de 12 milhões de resultados. Esses resultados são listados na página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP), com a opção mais bem classificada no topo.
Como alguém ou alguma coisa poderia classificar 12 milhões de coisas em questão de segundos? Bem, o Google já rastreou e indexou todos esses sites. Então, ele aproveita seu algoritmo, que é um nome genérico para todos os sistemas complexos que o Google usa para criar classificações para fornecer os resultados finais.
7 fatores que influenciam sua classificação de pesquisa
Como você pode ver, sua classificação é de suma importância. Ele determina se você está posicionado próximo ao topo da página 1 ou enterrado em algum lugar no deserto das próximas páginas.
Aqui estão 7 fatores-chave que irão melhorar diretamente suas chances de uma classificação mais alta:
- A “rastreabilidade” do seu site: Lembre-se de como os bots dos mecanismos de pesquisa varrem seu site página por página? Para que isso aconteça, seu site precisa ser conveniente para eles localizarem e navegarem.
- A relevância do seu conteúdo: Saber o que seu público está procurando é crucial. Quando o Google observa que os usuários encontram seu site consistentemente nos resultados de pesquisa e permanecem no site, isso confirma a relevância do que você está oferecendo.
- O frescor do seu conteúdo: observe também que um site atualizado é naturalmente um site mais relevante. Assim, você será recompensado por ter um novo conteúdo que atenda melhor ao seu público.
- A distinção do seu conteúdo: não só o conteúdo do seu site precisa ser oportuno, mas também deve ser exclusivo. Claro, é tentador copiar e colar certas seções para economizar tempo, mas você será penalizado por essas redundâncias.
- A “ligabilidade” do seu site: Cada link que direciona de outra fonte online para o seu site é visto como um endosso. Quanto mais desses links e melhor qualidade da fonte, melhor será sua classificação.
- A velocidade do seu site: De várias maneiras, os rastreadores do Google simulam a experiência do usuário com seu site. Por exemplo, se a velocidade de carregamento for lenta para determinadas páginas, você perderá credibilidade porque isso proporcionará uma experiência negativa para qualquer usuário que o Google possa direcionar ao seu site.
- A compatibilidade do seu site: os telefones celulares agora dominam o mundo on-line, mas os usuários geralmente têm uma variedade de dispositivos para visualizar seu site. Ele será exibido com precisão para todos eles? Quanto mais capaz for o seu site, mais alto você será classificado.
A importância das palavras-chave
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- “colar de joias personalizadas”
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5 ferramentas de palavras-chave de SEO gratuitas
- Exploding Topics: as melhores palavras-chave são uma mercadoria quente entre seus concorrentes, por isso pode ser vantajoso encontrar pesquisas de tendências antes que elas sejam de conhecimento comum. Exploding Topics ajuda você a encontrar essas palavras-chave promissoras.
- CanIRank: Esta ferramenta útil revela quais palavras-chave já são usadas em excesso e quais podem fornecer o maior impulso ao seu site.
- Sitechecker: Quer obter classificações para as melhores palavras-chave? Use o Sitechecker para identificar as melhores maneiras de se destacar da concorrência.
- Wordtracker Scout: você também pode encontrar excelentes ideias de palavras-chave vendo o que está funcionando para outras empresas do seu setor. Uma ferramenta como o Wordtracker Scout ajuda você a identificar as melhores ideias que seus concorrentes colocaram em jogo.
- Detailed: Uma das ferramentas mais robustas desta lista, o Detaildel mostrará quais concorrentes estão obtendo o maior tráfego para seus sites. Você pode então ir mais fundo para encontrar sugestões de palavras-chave e ver de onde seus backlinks são originados.
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- Descrição da tag de título: o título de qualquer site que aparece em uma SERP
- Meta descrição: o parágrafo explicativo de qualquer site que apareça em uma SERP
- Títulos e subtítulos: elementos de navegação que dão estrutura ao seu conteúdo
- Texto alternativo da imagem: descrições das imagens em seu site para usuários e rastreadores com deficiência visual